quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como Estruturar um trabalho Escolar?

Um trabalho é composto, geralmente, pelos seguintes componentes:

Capa
Folha de rosto
Introdução
Texto ou Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia

A Capa

A Capa é a protecção externa do trabalho escolar. Há Professores que dão nota em função do aspecto visual da capa é , por isso muitos alunos esmeram-se na sua confecção. Mas é bom não generalizar.
O melhor mesmo é considerar a capa apenas como um dos componentes do trabalho escolar e não o mais importante.

Elementos da Capa

A capa contém geralmente os seguintes elementos:
Nome da escola- O qual deve ser escrito com uma distância (Margem) de 3,5 cm a partir da borda superior do papel;
Título do trabalho -O qual deve ficar situado no centro ou um pouco no centro acima da folha e escrito em letra com destaque (Todas maiúsculas) mas nada de exagero;
Nome do aluno (ou dos alunos, se for trabalho de grupo) o qual deve ser escrito abaixo mdo título (cerca de 3cm) e á direita
Nome da cidade e o ano -O nome da cidade deve ser escrito com uma distância (margem) de 2,5cm a partir da borda inferior, e logo abaixo, centralizado, o ano .

Folha de rosto
E a folha que vem logo depois da capa. Ela contem os elementos essenciais para a identificação do trabalho que são praticamente os mesmos escritos na capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, numero e turma) e da nota do trabalho (sem classificação).

Indice ou sumario - o indice é relação dos itens ou divisões que compoem o trabalho, com os respetivos numeros das paginas em que se encontram distribuidos nos textos.Basta citar o numero da pag. a partir do qual o item ou divisão se inicia .

Introdução
Na introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema - , explica a importancia e os objectivos do trabalho fornece detalhes sobre a sua elaboração, a maneira como os dados foram obtidos, etc...Nesta parte , o assunto ou o tema do trabalho escolar fica claramente identificado , dando uma panorâmica ou visão geral do que vai ser abordado. A introdução não percisa de ser longa e em hipotese alguma deve conter conclusoe. O termo introdução pode ser substituido por Apresentação , sem que isto afecte o roteiro do trabalho . Este titulo também deve ser obedecendo á margem de 5cm e centralizado.

Sem comentários: