quinta-feira, 22 de abril de 2010

Numeração das folhas

1,2,3,4,5,6,... Vamos numerar as folhas?
Um detalhe importante:é a partir da Introdução que as folhas começam a ser numeradas . O número da pagina pode ser escrito na parte superior ,à direita , na mesma margem utilizada pelo texto , ou então na parte de baixo ,à direita ou no centro .Mas atennçao :apesar dese começar a numeraçãop a partir daqui , a introdução já leva o número sequencia a partir da folha de rosto que é a pagina numero 1 , embora não se escreva este número nessa folha. muna sequencia que tem folha de rosto e introdução a introdução é portanto a folha de rosto e introduçao é portanto a folha de número2.


Texto
O texto é o trabalho propriamente dito. É o conteudo do tema aboradado e, portanto , a parte mais substancial do trabalho . Há varias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos que se pode iniciar com um Histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Noutra situação pode -se começar com o Coneito ou Defenição do assunto. Isto, na verdade, funciona como uma especie de Introduçao ao assunto . Os alunos geralmente limitam-se a transcrever o que está nos livros consultados.Mas o melhor mesmo é que faças algumas modificações , coloca alguma coisa tua, substituindo palavras,invertendo frases ,etc...
Para um bom desenvolvimento do tema recomendamos o seguinte:


-Não inicies de imediato o trabalho.Faz antes um planeamento;se o trabalho for de equipa é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno parasita que so aparece para assinar o trabalho;
-Selecciona as publicações que possam fornecer algumas imformaçoes pertinentes isto é publicações das quais se possa tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;
-Lê as publicações seleccionadas , transcrevendo em papel de rascunho os excertos que provalvemente serão aproveitados;
-Subdivide o assunto e escreve os nomes das divisões principais em letras maiusculas (ou qualquer tipo de destaque) com uma margem de 5 cm a partir da borda superior , tal como ocorre com o sumário /indice e a intodução


Conclusão
É sem duvida a parte mais importante do trabalho escolar, pois retrate deduções lógicas do autor , fundamentadas no conteudo do texto . Também é a parte nque os alunos acham mais dificil . Uma maneira pratica é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos , empregando-se frases curtas , objectivas .
há alunos que costumam escrever coisas do genero na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta materia, ou coisa semelhante.
Isto nao tem nada haver com a conclusão .
Se quiseres agradecer ao seu professor (mas isto nao e necessario),falo no inicio do trabalho antes da introdução. A conclusão deve revelar o que concluiste da leitura e elaboração do texto .
É praticamente impossivel ensinar como se redige uma Conclusão , pois a variedade dos temas é inorme.

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