quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Desportos Radicais no Ar

Asa Delta :
Hang gliding em momento de vôo.
A Asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da aeronave no ar. A origem deste nome, Asa-Delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, com o fortado da asa desta aeronave.


Balonismo :
Balonismo é um desporto aéreo praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo, no Brasil, o desporto tem se tornado popular.








Pára-quedismo :
Quatro pára-quedistas a fazer formações em queda livre, também uma forma de pára-quedismo.
O pára-quedismo é praticado por desportistas (pára-quedistas) que saltam de aeronaves, ou precipícios, fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.
Scad Diving :
Definições e origens Traduzido como “mergulho profundo”, o scad dive é um equipamento que permite ao praticante saltar de uma plataforma a 50 metros do chão, sem elásticos, pára-quedas ou qualquer outro suporte. Conduzido por um guindaste até uma plataforma especial, o aventureiro salta 30 metros em queda livre e cai numa rede flexível instalada a 20 metros do chão. Originário da Alemanha, sua criação foi registrada em 1997, por Max
Wienand e sua equipa após um evento de bunguee jump em Munique. Percebendo que o bunguee jump já não causava tanto impacto, seis meses depois, inspirado por atrações circenses, ele criou o Scad Dive. A tecnologia do equipamento foi construída nos mais altos padrões de qualidade e segurança, rigorosamente inspecionada, controlada e testada pela TÜV, órgão de segurança da Alemanha. Para aventurar-se não é preciso ser profissional em saltos, mas há restrições tais como não estar grávida; não ter problemas de coração e coluna; e pesar entre 50 e 120kg. Para menores de 16 anos o salto só é permitido com autorização dos pais. A prática chegou ao Brasil em 2002, em São Paulo-SP, trazido pela empresa Unilever para promover nova linha de desodorantes antitranspirantes, desenvolvida especialmente para homens dispostos a curtir as emoções e as aventuras do dia-a-dia. O sucesso da campanha chamou a atenção do público que fez filas para testar a nova aventura, seguindo posteriormente para outros estados do Brasil.

Parapente :
Voo de parapente em Araxá.
O parapente (paraglider em inglês) é um aeroplano (aeronave mais pesada do que o ar), em cuja asa (inflável e semelhante a um pára-quedas, que não apresenta estrutura rígida) são suspensos por linhas o piloto e possíveis passageiros. Costuma-se denominar paramotor o parapente no qual um motor é empregado para propelir o piloto. O vôo de parapente (conhecido em alguns países como paragliding) é uma modalidade de vôo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição (considerado desporto radical). Pode ser descrito como um híbrido entre a asa delta e o pára-quedas. Diferentemente do pára-quedas, o parapente oferece um vôo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direcção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento.


Para-Sailing :

Sobrevoar algumas praias algarvias puxado por um barco. A modalidade chama-se parasailing e a ideia, que pode parecer à partida um pouco esquisita mesmo para os mais aventureiros, na verdade não é assim tão difícil. Basta ir à Praia da Oura, onde a Ski Molhado, uma empresa de desportos náuticos, tem tudo preparado para a concretização desta aventura de sonho.

Para fazer parasailing não é necessário qualquer tipo de preparação específica. É chegar, ver, e voar. De tal forma, que ao contrário de outras actividades como o parapente, aqui o voo é individual. Isto, claro, depois de pagar os 10 minutos de voo. O melhor é não fazer as contas. Acertados todos pormenores, as pessoas são transportadas num barco de borracha até uma embarcação maior preparada para esta actividade. Já em alto mar, devidamente equipados e sentados de forma segura no pára-quedas, só resta mesmo levantar voo.




Bungee Jumping :
Bungee jumping é um desporto radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar para o vázio amarrado aos tornozelos a uma corda elástica. Há muito tempo, este desporto era uma espécie de prova iniciática pela qual os rapazes de uma aldeia teriam de passar para poderem começar a ser chamados de adultos. Apesar de só haver uma prova por ano, consistia em irem buscar lianas, subirem uma espécie de escada com cerca de 5 metros, prenderem um extremo da liana à cana da escada e o outro extremo a um dos seus pés. Depois teriam de se atirar e, se chegassem lá a baixo sãos e salvos, tornar-se-iam adultos. Mas, se por outro lado, a liana se rompesse ou se fosse comprida demais, eles morreriam .

Sem comentários: